Ritmo Irregular de Sono-Vigília
- miltonanjos777
- 29 de jun. de 2023
- 7 min de leitura
Atualizado: 7 de set. de 2023
A maioria das pessoas vai para a cama e dorme a noite toda até de manhã.
Embora a quantidade de sono que você tenha possa variar de uma noite para a outra, seus hábitos de sono provavelmente se enquadram em algum tipo de padrão.
Para pessoas com ritmo irregular de sono-vigília, não há um padrão previsível.
Em vez de dormir a noite toda por um período de 6 a 8 horas, as pessoas com esse distúrbio dormem em várias sessões mais curtas ao longo de um período de 24 horas .
Embora eles possam não dormir todo de uma vez, essas sessões periódicas de sono geralmente resultam em uma quantidade saudável de sono.
Embora o ritmo irregular de sono-vigília seja uma condição incomum, pode ter um impacto significativo no funcionamento diário e na qualidade de vida.
Neste artigo, exploraremos o tema do ritmo irregular do sono-vigília, fornecendo uma visão geral dessa condição, incluindo seus sintomas, causas e opções de tratamento.
O que é ritmo irregular de sono-vigília?
O ritmo irregular do sono-vigília é frequentemente considerado um distúrbio do sono, mas é mais precisamente descrito como um distúrbio do ritmo circadiano .
Seu ritmo circadiano também é conhecido como relógio interno ou biológico e determina seu ciclo sono-vigília.
Este ciclo regula os períodos de cansaço e vigília que você experimenta diariamente e geralmente coincide com o ciclo de 24 horas da noite e do dia.
Existem duas categorias de distúrbios do ritmo circadiano: intrínsecos e extrínsecos.
Os distúrbios intrínsecos são aqueles em que o relógio interno do paciente é significativamente diferente do normal.
Essa pessoa pode ir para a cama e acordar muito mais tarde ou mais cedo do que o normal, ou seu sono pode ser fragmentado.
Os distúrbios extrínsecos são aqueles em que o relógio interno está sincronizado com os padrões típicos de dia/noite, mas a escola, as viagens ou o trabalho exigem uma mudança no horário do sono.
Ritmo sono-vigília irregular é uma condição em que o paciente tem um ciclo sono-vigília que não é definido por nenhum padrão regular de sono.
Em vez de dormir por um longo período de tempo de uma só vez, o sono ocorre em vários cochilos mais curtos ao longo de um período de 24 horas que somam um total de 7 a 9 horas.
O tempo e a duração dessas sonecas podem variar de um dia para o outro.
Esse distúrbio do ritmo circadiano é desafiador de várias maneiras.
Pensa-se que muitas pessoas que a têm têm insônia porque têm dificuldade para dormir durante as horas noturnas regulares, mas também podem se queixar de sonolência diurna excessiva porque se sentem compelidas a tirar uma soneca durante o dia.
Essa combinação de sintomas torna o ritmo irregular do sono-vigília um desafio para diagnosticar, somado ao fato de ser um distúrbio bastante incomum.
Quais são os sintomas do ritmo irregular de sono-vigília?
A característica definidora do ritmo irregular do sono-vigília é a ausência de um ritmo circadiano típico.
Esta condição é muito incomum – tanto que a prevalência exata é desconhecida.
Parece ser mais comum em adultos mais velhos, especialmente aqueles que vivem em asilos, hospitais e outras instituições.
A exposição limitada à luz do dia e a ocorrência de distúrbios neuro-degenerativos, como demência e doença de Alzheimer, também podem aumentar o risco.
Os sintomas mais comuns do ritmo irregular do sono-vigília incluem o seguinte:
Dificuldade em adormecer à noite ( insônia )
Dificuldade em manter o sono depois de adormecer
Sonolência diurna excessiva
Forte desejo ou necessidade de tirar uma soneca durante o dia
Períodos curtos e fragmentados de sono noturno
Vários períodos de sono com duração de 1 a 4 horas a cada período de 24 horas
Embora as pessoas que têm ritmo irregular de sono-vigília não sigam nenhum tipo de padrão de sono previsível, o distúrbio cria um ciclo próprio.
Dificuldade em adormecer e permanecer dormindo à noite leva a sonolência diurna excessiva e uma forte necessidade de cochilar durante o dia.
Uma coisa afeta a outra e, com o tempo, o ciclo do sono fragmentado leva à fadiga crônica e à diminuição da qualidade de vida.
Pessoas com ritmo irregular de sono-vigília geralmente dormem de 1 a 4 horas por vez e geralmente atingem 7 a 9 horas totais de sono durante um período de 24 horas.
Embora haja relativamente pouca pesquisa sobre o assunto, o período mais longo de sono contínuo geralmente ocorre entre as 2h e as 6h.
O sono diurno geralmente consiste em vários cochilos.
Os resultados do estudo mencionado também sugerem que o envelhecimento desempenha um papel nas mudanças no ritmo circadiano que contribuem para o ritmo irregular do sono-vigília.
Além da exposição limitada à luz natural, a diminuição da atividade social e física durante o dia também pode ser um fator.
O que causa o ritmo irregular de sono-vigília?
Embora as pessoas com ritmo irregular de sono-vigília geralmente tenham a quantidade adequada de sono para sua idade, o fato de ser tão fragmentado pode ter um impacto negativo na qualidade de vida.
A necessidade de tirar várias sonecas durante o dia pode dificultar um emprego estável ou o sucesso na escola – também pode afetar seus relacionamentos.
Muitas pessoas que têm ritmo irregular de sono-vigília ficam presas em casa, o que pode piorar o problema.
A causa subjacente do ritmo irregular do sono-vigília é a ausência de um ritmo circadiano típico.
O que faz com que esse ritmo seja interrompido ou ausente, no entanto, não está claro.
Acredita-se que várias coisas afetem o ritmo circadiano que, se negligenciadas, podem levar ao desenvolvimento de um ritmo irregular de sono-vigília.
Algumas dessas coisas são:
Ausência de um horário regular para interação social, exercícios e refeições.
Exposição limitada à luz natural durante o dia.
Predisposição genética para variação no sono e deterioração do sono.
Ritmo sono-vigília irregular parece ser mais comum em idosos, mas a idade em si não é considerada um fator de risco independente.
Mais provavelmente, é o aumento associado à idade em distúrbios neurológicos, psiquiátricos e médicos que contribui mais significativamente para o desenvolvimento do ritmo irregular de sono-vigília.
Esta condição é mais comum em idosos institucionalizados, particularmente pacientes com traumatismo cranioencefálico, retardo mental, demência ou doença de Alzheimer.
Novamente, há pesquisas limitadas disponíveis sobre o ritmo irregular do sono-vigília, o que significa que a causa subjacente é pouco compreendida.
Como é diagnosticado o ritmo irregular de sono-vigília?
Diagnosticar o ritmo irregular do sono-vigília pode ser complicado por vários motivos.
Em primeiro lugar, é um distúrbio muito incomum, muitas pessoas não estão familiarizadas com ele.
Em segundo lugar, os sintomas se sobrepõem a vários outros distúrbios do sono .
Por exemplo, a dificuldade em adormecer ou manter o sono à noite é característica da insônia , enquanto a sonolência diurna excessiva é um sintoma de vários distúrbios do sono.
Quando essa condição ocorre em pessoas cujas obrigações profissionais ou escolares as impedem de seguir um padrão típico de sono-vigília, o diagnóstico torna-se ainda mais desafiador.
A principal característica clínica do ritmo sono-vigília irregular é a falta de um ritmo circadiano sono-vigília claramente definido.
As pessoas com esse distúrbio exibem pelo menos três períodos curtos de sono com duração de 1 a 4 horas durante um determinado período de 24 horas.
Como a quantidade de sono obtida em um período de 24 horas geralmente é normal para a idade do paciente, as pessoas que têm ritmo irregular de sono-vigília tecnicamente não são privadas de sono.
O diagnóstico do ritmo irregular do sono-vigília é feito por meio de uma combinação de história clínica de sintomas e um diário de sono.
Os médicos procuram sintomas como histórico de sono fragmentado associado a queixas de insônia e sonolência diurna excessiva.
Seu médico também pode pedir que você mantenha um diário de sono de 7 dias para rastrear o período de sono e vigília em vários períodos de 24 horas.
Você também pode ser solicitado a usar um actígrafo que rastreia seus padrões de sono.
Além de um histórico clínico e um diário do sono, seu médico pode solicitar outros exames para medir a temperatura corporal e os níveis de melatonina.
Na maioria dos casos, um estudo noturno do sono não é necessário para fazer um diagnóstico.
Também conhecido como polissonografia, um estudo do sono mede suas ondas cerebrais, frequência cardíaca, atividade muscular e respiração enquanto você dorme – é comumente usado para diagnosticar distúrbios do sono.
Como uma pessoa com ritmo irregular de sono-vigília experimenta um sono fragmentado por 24 horas, em vez de um sono longo durante a noite, a polissonografia geralmente não é útil, a menos que seu médico esteja tentando determinar seu risco de outro distúrbio do sono.
Quais são as opções de tratamento para ritmo irregular de sono noturno?
O objetivo do tratamento para o ritmo irregular de sono-vigília é corrigir e redefinir o relógio interno com a esperança de alcançar um longo período de sono à noite e um longo período de vigília durante o dia.
Infelizmente, não existem métodos simples de tratamento. Em muitos casos, o tratamento mais eficaz é uma combinação de mudanças no estilo de vida, tratamento leve e outras terapias, como aconselhamento educacional e comportamental.
Aqui estão algumas das mudanças de estilo de vida e terapias que podem ajudar no tratamento do ritmo irregular do sono-vigília:
Maior exposição à luz durante o dia . Você deve ser exposto à luz solar natural e à luz azul durante o dia, limitando a exposição à luz azul à noite.
Suplementação com melatonina . A melatonina é uma substância natural produzida no corpo que aumenta à noite para deixá-lo cansado e diminui pela manhã para acordá-lo.
Seguindo um padrão diário mais estruturado . Incluir exercícios programados e atividades sociais em seu padrão diário pode ajudar a corrigir seu ritmo circadiano.
Melhore sua higiene do sono à noite . Manter seu quarto fresco, escuro e silencioso pode ajudá-lo a adormecer e a permanecer dormindo, além de minimizar o ruído em seu ambiente de sono.
Manter um horário de sono e refeições . Ir para a cama e acordar nos mesmos horários todos os dias, juntamente com as refeições programadas regularmente, pode ajudar.
O sono é essencial, mas, para pessoas com ritmo irregular de sono-vigília, nem sempre é fácil.
Embora você possa dormir uma quantidade adequada de sono ao longo de um período de 24 horas, a natureza fragmentada desse sono pode afetar significativamente sua qualidade de vida.
Se você acha que pode ter um ritmo sono-vigília irregular, converse com seu médico o mais rápido possível.
Isenção de responsabilidade :
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico clínico ou tratamento.
Sempre procure o conselho de seu médico pessoal ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter sobre uma condição médica.
Kommentare